quarta-feira, 30 de maio de 2012

PROJETO MEMÓRIA LOCAL NA ESCOLA


A Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo irá participar de um projeto em parceria com a SME e o Museu da Pessoa. O projeto entitulado Memória Local na Escola tem como objetivo conhecer e  refletir sobre os conceitos de história e memória e de  conhecer a história das pessoas e da comunidade escolar contada por elas mesmas.Também refletir e integrar diferentes experiências e propor um espaço de momento de troca das práticas, ambiente de estudos e  de discussão através de leituras e vivências na escola.
A proposta começa com indagações aos alunos do que motivou a escolha do seu nome, em conversa com seus familiares. Este trabalho é um exercício de escuta e respeito pela história de cada um. Toda história é repleta de sentido e conta um pouco sobre a pessoa, a família em seu contexto histórico. Após esta escuta apresentamos como eixo impulsionador de descobertas, imaginação e de  memória  a leitura do livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes - Editora Brinque-Book, escrito por Mem Fox e  ilustrado por Julie Vivas.
Outra proposta é a roda da história dos objetos. Cada um vai contar a história dos objetos trazidos para sala de aula que foram significativos na sua infância. Após  o relato oral, incentivar o debate com participação de  suas impressões sobre a histórias contadas. Perceber que os objetos têm histórias e significados de caráter pessoal e ler o texto de apoio “Objetos biográficos de status” para auxiliar nas discussões.
Outra proposta seria a do desenho do objeto colocando os objetos a aproximadamente 50cm e desenhando o objeto. O importante é desenvolver o olhar e o desenho.
Confeccionar e trabalhar a questão do baú de memórias das histórias e dos objetos  que devem ser guardados. O objeto concretiza as histórias vividas.
As turmas indicadas para o trabalho escolar deverão agendar uma reunião de pais/responsáveis para apresentação do Projeto e as devidas autorizações de práxis quanto a participação.
Acontecerá também para os professores o Clube de Leitura onde começaremos com a leitura do livro : Por parte de pai de Bartolomeu Campos Queirós.Vamos trabalhar as questões das memórias do autor e do seu estilo de escrita. Uma auto  biografia carregada de subjetividade diferenciada da que costumamos encontrar.
Amanhã a equipe do Museu da Pessoa as formadoras Cintia Manzano e Fernanda Peregrina irão visitar a nossa escola para conhecer os espaços e as turmas que irão desenvolver o projeto.
Acredito que o projeto venha contribuir na formação social de nossos alunos, na valorização da cultura, do conhecimento e na auto estima dos participantes e também, contribuir e fortalecer o trabalho que a escola desenvolve visando a qualidade do ensino e uma aprendizagem significativa.


                                                                              “Tu me dizes, eu esqueço.
                                                                     Tu me ensinas, eu lembro.
                                                                                       Tu me envolves eu aprendo.”
                                                                                                  Benjamim Franklin


sábado, 26 de maio de 2012

Família na Escola



Hoje na Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo promoveu o Projeto Família na Escola. Foram realizadas palestras com a professora Vera Cruz com o título “Qualidade de Vida” e o professor Leo sobre “Sexualidade”. Eles fazem parte do corpo docente ministrando a disciplina de Ciências. Também recebemos a visita dos alunos de enfermagem do Colégio Glorinha e sua coordenadora para realização de testes de glicose e aferição da pressão arterial. Além disso, foi realizado uma amostra do  Projeto “Ela Dança Eu Danço” aonde os alunos se apresentaram com coreografias e figurinos pensados pela equipe de cada turma. O professor de dança de rua conhecido como “Fera”, que é pai de aluno da nossa escola, trouxe sua Companhia para uma apresentação de street dance.
Foi uma manhã de sábado alegre, produtiva e de conhecimento, que contribuiu para estreitar os laços de comprometimento entre os presentes. Muitos participantes fizeram colocações importantes sobre a convivência e educação de seus filhos. Acredito que  devemos continuar  buscando o  envolvimento dos pais e alunos em eventos como este.


Nossa comunidade fez bonito!
Apresentação do Projeto "Ela Dança, Eu Danço"
Cia de Dança




Prof "Fera"

Pais, Alunos e Professores
Pais e alunos participando das atividades

Atividade de Alongamento


Equipe de enfermagem e atendimento


Profº Leo

Pais e alunos

Profª Vera Cruz
Professores de Educação Física


terça-feira, 22 de maio de 2012

Rio + 20


Este ano tem como tema a  sustentabilidade. Acontecerá no Rio de Janeiro a reunião do Rio+20 um evento importantíssimo  de reflexão e discussão  de soluções de curto, médio e longo prazo para promover ações que viabilizem uma cidade, um pais e um planeta mais verde.

A escola deverá esta antenada com todas estas propostas. Ela deve criar projetos sustentáveis para o seu dia a dia, com pesquisas e leituras que possam trazer novos olhares, soluções e conhecimento nesta area do meio ambiente. Assim sugiro a leitura do texto: Pensar globalmente e agir de Eduardo Frizzi Nascimento

Pensar ações para a melhoria do desenvolvimento sustentável das cidades e como tornar a economia urbana mais verde, discutir e refletir sobre as experiências sustentáveis para transformar são as novas metas para o desenvolvimento das cidades em todo o mundo.

As trocas de experiências de como consolidar a sustentabilidade na política da construção civil mais sustentável como o telhado verde, reaproveitamento da água, instalação de hidrômetros para economia e controle de água, materias de reaproveitamento e reutilizáveis para a melhoria da vida e do meio ambiente; utilização do metano na energia elétrica, energia eólica e outros assuntos importantes são o foco da Rio + 20 no Rio de Janeiro no próximo mês.

A agência de desenvolvimento sustentável tem como governança na base a sociedade e deve começar por cada um localmente para mostrar que é possível fazer uma cidade sustentável e o homem ser um transformador urbano, capaz de criar e recriar fontes sustentáveis para sua cidade, um mundo melhor e um planeta mais feliz e sustentável.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Entrevista com o Professor Marcos Meier


No dia 16/05/2012 o Professor Marcos Meier deu uma entrevista ao G1 comentando da Feira Educar em São Paulo. Ele  falará sobre o  tema : Família, Sociedade e Escola: onde pretendemos chegar? Nos levando a  refletir sobre a relação professor/aluno / família/escola.
Os problemas apresentados por Meier sinalizam a falta de tempo na relação pais e filhos, nas orientação e na autoridade dos mesmos para com os filhos. Este descompromisso resvala na Escola e dificulta o trabalho dos professores. A indisciplina é um nó na sala de aula e para manter autoridade e o compromisso com o trabalho planejado o professor perde preciosos minutos de sua hora/aula.
Outra questão é o acesso a informação e as novas tecnologias e mídias  que devem ser bem vindos para melhor  relação, participação  e integração nos dias de hoje para o processo ensino  aprendizagem. Aprender a utilizar a tecnologia para interagir, socializar, focar e promover a humanização nas relações, no compromisso com o outro e com a Escola é importante para o conhecimento e a boa convivência.
Devemos respeito ao trabalho e ao profissional que planeja, troca, ensina e faz da escola um campo de direito e deveres para todos na sociedade de hoje.
Acreditamos na integração família escola e na importância do papel de cada um para a educação e o   desenvolvimento  da vida  escolar e da aprendizagem dos alunos .


domingo, 20 de maio de 2012

Escola e Comunidade Escolar


O resultado no aprendizado de nossos alunos tem nos deixado muito preocupados. As faltas, atrasos constantes, o desinteresse nas atividades propostas em sala de aula, inclusive em educação física que há algum tempo era o “frisson” da garotada, têm nos deixados perplexos. Há pouca participação dos pais e responsáveis no acompanhamento escolar dos filhos. Nosso quadro de levantamento final de resultados (2011) foi dramático. A reprovação foi muito alta e vem crescendo a cada ano em média 30%. Há reclamação constante dos professores para equipe pedagógica, no COC e nos Grupos de Estudos. Utilizamos várias estratégias sem muito sucesso. Achamos primordial a participação dos pais e responsáveis no controle e orientações de seus filhos, quanto aos horários escolares, o horário de estudo em casa, a organização e zelo pelo material escolar. Também são importantes a participação dos pais nas reuniões, nas convocações para conversas e nas orientações individuais com nossa equipe pedagógica. Pois, é evidente que os alunos estão sem base de orientação e acompanhamento familiar como suporte para o seu sucesso na vida escolar. A educação e orientação dos pais e responsáveis para um bom desenvovimento do trabalho faz parte de nossas atividades bimestrais, como por exemplo o projeto “A família na Escola”.
Formulei este questionário para que possamos refletir sobre a aprendizagem e participação familiar. Participem.
  • Como gerar  autonomia na aprendizagem  e no  conhecimento sem o   acompanhamento e orientações dos professores e apoio familiar ?
  • Há relação entre o sucesso de aprendizagem e o apoio familiar à escola?
  • A participação dos pais no aprendizado  junto aos filhos gera maior segurança e motivação aos alunos, ocasionando melhores resultados?
  • O que a escola deve oferecer para  maiores momentos de participação dos pais e ou responsáveis no dia a dia da escola?
  • A relação professor/aluno/comunidade com atividades de interesse traz melhores resultados na aprendizagem?
  •  De que forma a escola pode organizar-se para melhorar os seus resultados no trabalho junto aos alunos e pais?
  • De que forma a participação do Conselho Escolar  poderá ajudar na busca de melhor  entrosamento das parcerias e  no sucesso no desempenho  dos alunos?
  • O que pensam os professores e os pais e responsáveis sobre este assunto?
  •  Como trabalhar o currículo para que haja maior integração de todos na escola pais, alunos e professores?

domingo, 13 de maio de 2012

Semana Saúde na Escola


Alunos da Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo participaram nesta terça-feira, dia 08 de maio, do programa Semana de Saúde na Escola, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias (SME), por meio do Departamento de Programas e Projetos Educacionais. O evento contou com a presença de cerca de 90 estudantes do 8º e 9ª AE, professores equipe pedagógica e funcinários sendo realizado no auditório da escola.
Os estudantes assistiram à exibição da peça teatral “Drogas: Paraíso da Ilusão”, encenada pelo ator e diretor Paulo Lopes, do Grupo de Teatro Resgarte. Um alerta sobre as drogas, a trama revela um personagem cheio de frustrações e que, movido pela curiosidade, acaba se envolvendo com o mundo das drogas. Estimulado pelo poder e o prazer, o personagem vai trilhando cada vez mais profundamente este caminho, que o leva a uma prisão sem correntes e grades, tendo um final surpreendente.
O ator e diretor Paulo Lopes em apresentação contra as drogas.
Com uma linguagem moderna faz a comunicação através de pantomimas,  músicas e muito entrosamento com a platéia que interage , sensibiliza-se, prende  a atenção e, provoca reflexão na consciência. A trama faz uma leitura abrangente sobre o consumo de drogas, um problema que cresce aceleradamente em nossa sociedade. Ao final da apresentação, todos participam de um debate, possibilitando que os alunos expusessem suas opiniões e dúvidas e obtenham informações sobre com ajudar as pessoas que precisam de atendimento especializado .
A cada ano surgem novas drogas e, mais e mais adolescentes e crianças estão sendo atraídos por essa realidade. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 180 milhões de usuários de drogas estão espalhados pelo mundo. Essas pessoas consomem tanto as drogas consideradas lícitas como as ilícitas  (fora da lei). E o Brasil figura entre os países com o maior número de consumidores de psicotrópicos do mundo.
O projeto tem como objetivo alertar, prevenir, orientar e conscientizar toda a população sobre os riscos do consumo de álcool e outras drogas. É uma ação que deve ser desenvolvida em conjunto, na qual governo, sociedade civil e escolas estejam unidos com o objetivo de adicionar esforços na promoção do conhecimento e da informação viabilizando um futuro melhor para as nossas crianças e  jovens.


texto adaptado de : http://goo.gl/UD2Yh