sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Agenda COC Extraordinário


E.M. Expedicionário Aquino de Araújo

Agenda COC  Extraordinário

1ºMomento                                                         Repensar ações e rever o caminho na busca da superação.

Boas Vindas

Fala da Direção                                             

Vídeo

Assuntos Gerais

2ºMomento

Apresentação dos gráficos de desempenho do 1º e 2º bimestre

Planejamento e estratégias para a superação dos resultados grupos por disciplina

3º Momento-Conversas

Projeto JOCUM e Semeando Valores

Olimpíadas Interbandeiras - 04/10 a 11/10

Olimpíadas da Matemática 2ª fase –Prova dia 15/09

Projeto Bienal Aquino-  dia 26/11 no auditório(produção e trabalhos dos aluno)

Semana de Provas - 19 a 23 /11

Pré COC 9º AE- dia 27/11

Pré COC 6ºAE -dia 28/11

Pré COC 7ºAE- dia 29/11

Pré COC 8º AE -dia 30/11

Recuperação de 01/12 a 14/12

5º COC- Dia 17 de dezembro – Formatura do 9ºAE  18/12 às 18h(Manhã,Tarde e Noite)

4º Momento

Avaliação do COC

Poesia


E.M.Expedicionário Aquino de Araújo

Dia 29/08/12 - COC Extraordinário

Dia de encontro,escuta e reflexão
Olhar atento no cuidar do aprender
Nada irá nos deter
Replanejar,conectar, apoiar e evoluir
Juntos somos fortes para construir pontes
E nosso caminho decidir.
Fatima D’Aqui

 

 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Projeto Aquino Semeando Valores – Turma 707


Projeto Aquino Semeando Valores – Turma 707

Elaborado com a turma e Orientação Pedagógica

Texto Escola é – Paulo Freire

Leitura do texto e interpretação

Valores trabalhados : Disciplina , Respeito e Justiça
 

ü Disciplina é ter organização,ter educação , não fazer bagunça, respeitar os colegas, pais, mães , professores.

 

ü Respeito ao outro, ser respeitado(a si próprio),as regras da  escola, aos horários estalecidos,ao uniforme.

 

ü Justiça é  tratar todos igualmente,ter ética e moral no relacionamento (direito e deveres), ter equidade de tratamento para com todos.

 

Projeto Oficinas Noturno- 2012



Projeto Oficinas Noturno- 2012
Professoras: Itala (arte) e Sueli (ciências)
Tema : Restauração de Materiais
Objetivo 
Criar  no aluno atitudes que levem ao aproveitamento de materiais que iriam para o lixo, diminuindo assim a quantidade desse lixo.
Desenvolvimento
O aluno deverá pesquisar sobre o impacto ambiental causado pela lixo ;deverá compreender que se faz necessário criar estratégias que diminuam a qualidade desse lixo .
A pesquisa será concretizada sob a forma de painéis,  mais importante ,criação de objetos feitos a partir de materiais que iriam para o lixo (oficina de arte).
Pesquisa e produção de objetos de “arte” serão as estratégias de desenvolvimento.
Culminância
Apresentação de painéis informativos e de objetos a partir de materiais que iriam para o lixo
( exposição do que foi produzido nas oficinas de arte)
Avaliação
Todo o trabalho sera avaliado no COC pelos professores e alunos para os ajustes se houver necessidade.

A minha família


A minha família

                                                                         Autor : LUIZ GUILHERME -14/08/12

A minha família não é tão normal assim como essas que se vê por aí, porém é muito legal !

Meu pai nasceu em 1961.Perdeu os pais quando pequeno .Largou a escola no ensino médio.Entrou no quartel aos dezoito anos então começou a namorar com uma moça.

Minha mãe nasceu em 1975. Minha avó deixou ela e os irmãos com o meu avô quando havia completado três anos de idade . Aos quinze anos minha mãe engravidou do meu irmão mais velho de vinte um anos. Aos dezenove anos minha mãe engravidou do minha irmã mais velha de dezessete anos.

Aos vinte cinco anos minha mãe casou com o meu pai e  tiveram três filhos.Hoje meu irmão mais novo tem um ano e sete meses. Minha irmã está grávida.

Meu irmão e minha irmã mais novos estão mais levados que nunca.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Projeto Lixo Extraordinário - RIO +20


Projeto Lixo Extraordinário - RIO +20

Projeto idealizado pela professora  Vera Cruz (ciências) em parceria com a orientação pedagógica.



Introdução

A nossa cidade Duque de Caxias vem sofrendo a vários anos com o problema do lixo.Temos vários entraves inclusive com a colocação do lixo de cidades próximas em nosso aterro sanitário, que não suporta mais tamanho descaso.

Achar soluções viáveis começa com  mudança  de  mentalidades e hábitos no dia a dia  refletindo e exercendo a cidadania com seus direitos e deveres.

Pensar, buscar metas e vislumbrar ações tendo como meta os três R's(RECICLAR, REAPROVEITAR E REDUZIR) para  transformar  nossa comunidade em agentes educadores, transformadores e capazes de melhorar a vida humana,  através de princípios éticos e no compromisso ecológico com o nosso planeta.



Objetivo geral

Desenvolver um trabalho reflexivo sobre o problema do lixo em Caxias através da do filme e da arte fotográfica in loco na comunidade do entorno .

Colaborar realizando ações que minimize o problema do lixo utilizando a reciclagem na escola e na comunidade como agente transformadores da realidade.



Desenvolvimento

A partir do documentário Lixo Extraordinário de autoria de Vick Muniz os alunos deverão voltar seu olhar para as questões da produção, transporte e descarte do lixo no Município de Duque de Caxias. Eles  deverão após observar, fotografar utilizando o  critérios de  exclusividade, criatividade e mensagem do lixo incluindo elementos vivos.

Expor fotos em medida 20x25 cm que expressem sua indignação e posição diante da questão.

Refletir e entendendo o porque reduzir, reaproveitar e reciclar.

Promover  campanha que conscientize através de concurso de fotos os companheiros na unidade escolar para o consumo e descarte do lixo;

Conhecer políticas públicas de gestão de lixo em países ricos e pobres, pensando soluções sustentáveis para o nosso município através de pesquisas na sala de informática.



Avaliação



No decorrer do processo os alunos serão avaliados através de relatórios, pesquisas, exposições e concurso de fotos e realização de debates.

Projeto Disciplinar para uma boa convivência no âmbito Escolar


E.M. Expedicionário Aquino de Araújo

Projeto Disciplinar para uma boa convivência no âmbito Escolar

Elaborado por Maria Fátima Martins D’Aqui  - OP



Introdução

Nossa escola ao repensar ações para o seu Projeto Político Pedagógico percebeu a necessidade da elaboração de um regimento interno quanto a questão da indisciplina e ao combate a violência na âmbito escolar que vem crescendo a cada dia. Sentimos a falta de subsídios para o registros que possam garantir respaldo no tratamento e encaminhamento  para os assuntos que tanto afligem o  nosso trabalho. Para tal processo precisamos de normas de conduta  universalizadas e pensada por todos os pares da escola .



Justificativa



Nos Grupos de Estudos, no COC e no dia a dia da escola  há reclamações constantes dos professores quanto  a indisciplina dos alunos. A dificuldade da coordenação de turno  quanto aos volumes dos    registros  e  das  ocorrências  e  encaminhamento para a ciência do aluno e  dos pais e/ou responsáveis para  acompanhamento dos professores e orientadores, no  processo de chamada para  a conversar  professor, aluno e família.  Surgiu como primeiro passo a necessidade de se fazer um grupo de trabalho para elaboração das normas de conduta em ,pastas para registros da ocorrências tendo a  assinatura dos alunos e pais. Também o  registro das  graduações de penalidades pela gravidade de cada situação quanto a indisciplina.

 Este grupo de trabalho elencou  professores coordenados com a liderança das professoras  Vânia (português) e professora  Sônia (inglês) que elaboram todo o processo para o andamento dos registros quanto a indiscipline. Estes registros propostos foram passados a todos os professores da escola via email para as considerações e acertos.



Objetivo Geral

Desenvolver,  estudar e elaborar  os registros para as normas disciplinares para a melhor convivência e mediar os conflitos no âmbito escolar.



Objetivo específicos



Criar registros e regras de convivências disciplinares para o convívio na escola

Estudo quanto a gravidade e penalidades das situação problema de maior incidência existente na escola.

Implantar as pastas com fichas individuais por turma.

Estudar e iniciar com os alunos a trabalho com a mediação de conflitos com os representantes de turma e professores representantes.



Metodologia



As professoras Vânia e Sônia junto aos professores irão elaborar os modelos de fichas individuais para as pastas e o modelo dos registros com as penalidades de acordo com a gravidade dos problemas .

Cada turma tomará ciências das pastas e das regras elaboradas em conjunto com os professores e alunos representantes e representação do conselho escolar.

As pastas plásticas  irão ficar na coordenação de turno e deverão ser solicitadas caso haja alguma ocorrência.

As ocorrências deverão ser registradas pelo professor e assinadas pelo aluno,  professor e responsável quando solicitado.

O professor deverá realizar a mediação do conflito com o aluno ou alunos. Caso haja necessidade  de solicitar a presença do OP ,OE e coordenação de turno a parceria deverá ser realizada dando o respaldo e as orientações e encaminhamentos necessário para a mediação .

Devido a  gravidade do caso e/ ou a cada três ocorrências  o responsável deverá ser chamado pela coordenação.Esta chamada deverá ser sinalizada na pasta e assinada pelo responsável.

A coordenação pedagógica fará a parceria  com a UERJ(Instituto de Psicologia ) para o estudo de casos na  mediação de conflitos e as orientações básica para professores e alunos representantes.

Cada aluno no primeiro  dia  de aula e  na  reunião com o responsável deverá receber por escrito as regras de convivência elaborada por todo os pares da escola.



Avaliação



Este projeto será  avaliado a cada bimestre no COC por todos os presentes.



Em anexo todos os modelos  elaborados para os registros.

Agenda Reunião de Pais- 13 Agosto de 2012


Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo

Agenda Reunião de Pais- 13 Agosto de 2012

1ºMomento

Boas Vinda

Entrega da listagem de presença

Leitura do texto e reflexão com os pais

2ºMomento

Projeto Vida Semeando Valores-Melhorar  a convivência na escola –

·         Atividades do JOCUM às 4ªf com os 6ºaE e 7ºAE.

Projeto Olimpíadas Interbandeiras- Aquino Semeando Valores

Projeto Instalação Predial -Professor Taylor - Aberto a comunidade

Desfile Cívico

3º Momento

Avaliação da turmas –Entrega dos boletins e assinatura com a colaboração dos alunos representantes.

Textos para reunião de pais

FILHOS BRILHANTES ALUNOS FASCINANTES

Bons filhos conhecem o prefácio da história de seus pais Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas.

Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes.

Bons jovens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar.

Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio. A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe mas no quanto ele tem consciência que não sabe.

O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos.

Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações. Bons alunos aprendem a matemática numérica, alunos fascinantes vão além, aprendem a matemática da emoção, que não tem conta exata e que rompe a regra da lógica. Nessa matemática você só aprende a multiplicar quando aprende a dividir, só consegue ganhar quando aprende a perder, só consegue receber, quando aprende a se doar.

Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora.

Procurem um grande amor na vida e cultivem-no. Pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura! Mas, nunca esqueçam, em primeiro lugar tenham um caso de amor consigo mesmos.

                                                                                                              Augusto Cury

Projeto Ela dança eu Danço


E.M Expedicionário Aquino de Araújo

Elaborado por Maria Fátima Martins D’Aqui

Introdução

Habitualmente na  escola realizarmos no final de cada bimestre a avaliação dos trabalhos realizados pelos professores e alunos.Em umas destas avaliações foi sugerido pelo grupo  que trouxesse  para discussão alguns  filmes  para os alunos.

A professora Vânia da disciplina de português  trouxe para os alunos o filme “Ela Dança Eu Danço” para fazer o trabalho a respeito da questão da violência , falar sobre o  respeito ao  patrimônio publico ,e a boa convivência na suas  turmas .

No transcorrer dos debates surgiu através dos alunos sugestões quanto a ampliação do trabalho através da apresentação de dança. A professora abraçou a ideia e com orientadora pedagógica e as turmas elaborou e incrementou a proposta com regulamento e ações pensadas em conjunto com as turmas envolvendo toda a escola.

Justificativa

Na perspectiva de mostrar  e desenvolver  os inúmeros talentos de nosso estudantes  e  dar autonomia, valorizar o trabalho dos alunos  e buscar  a  participação mais efetiva de todos surgiu a ideia deste importante projeto em nossa escola. Ele abriu  portas para  o conhecimento, a  sensibilidade  através da arte da dança e da música e do  trabalho coreográfico  efetivado  nas apresentações realizadas pela turmas.

Objetivo Geral

Desenvolver o espírito critico, dar autonomia e  conhecimento através da arte da dança e da música abrindo horizontes de descobertas para o sucesso do aluno.

Objetivo específicos

Trabalhar as linguagens através do filme,dança e música

Aumentar o interesse e a participação dos alunos no comprometimento com a escola.

Identificar talentos



Metodologia

Através do filme realizar o debate com os professores e alunos abrindo discussões  e reflexões sobre a   realidade dos alunos  e da escola,  quanto a questão da violência. Com  perspectiva de mudar e transformar elaborando com todos os grupos ações para melhorar a convivência e as relações no âmbito escolar.



“Toda segunda chance tem o seu primeiro passo”(Filme Ela Dança Eu Danço)



Elaboração dos grupos de dança por turma .Escolha dos ritmos e coreografias pelos próprios alunos.

Elaboração dos horários de ensaio nas aulas de educação física e/ou contra turno.

A turma terá um responsável representante de professor e outro de aluno que realizará a organização dos ensaios, gravação das músicas e elaboração dos cartazes para o dia da apresentação focando o histórico da dança e ritmo apresentado.

A culminância do trabalho será no final do 1º bimestre com o convite extensivo as famílias e a toda comunidade do entorno.



Avaliação

O trabalho será  avaliado por todas as turmas da escola ,os professores,os funcionário e equipe no COC.



“A dança é a linguagem escondida  da alma”(MARTA GRAHAN)

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

EJA diurno implementado em nossa UE - Leitura e discussão sobre o tema Currículo


O grupo  de professores do EJA diurno implementado  este ano em  nossa UE reuniu-se para a leitura e discussão sobre  o tema : Currículo Educando os Educadores (MEC). Após a leitura foi entregue ao grupo algumas perguntas para o inicio das discussões em grupo sobre o tema.

O foco do currículo é a aprendizagem.Para que ela aconteça devemos fazer diagnóstico e partir do que o aluno traz.

O trabalho tem esta meta de buscar a auto estima do aluno que vem apresentando dificuldades  de caminhar  e que há vários anos vem sofrendo com a falta de estímulo e não encontrando  o ponto de partida para deslanchar e superar barreiras relativas as suas necessidades  e  conhecimento.

Em conjunto decidimos elencar conteúdos de interesse e alguns temas propostos pelos alunos.

 Dar suportes que façam pontes com o que ele sabe,  trabalhando em português: o jornal, poesia, livros de literatura  com a sala de leitura para  desenvolver  a oralidade e a escrita. A matemática com apostila específica de problematização.O inglês através da música e a com os  equipamentos digitais. Incentivar e dar suporte em  aulas passeios em geografia.Trabalhar na disciplina história focando a região onde eles moram. Utilizar mais a  sala informática para  pesquisa e  atividades diferenciadas de interesse dos alunos para  pesquisa.

A cada dia buscar atividades planejadas com os nossos alunos e focadas no compromisso de resgatar o elo afetivo  e o compromisso com a escola para  superar barreiras visando o  conhecimento.

Temos a certeza que é através de ações conjuntas pensadas e discutidas no grupo de profissionais do conhecimento e dos processos de aprendizagem elaborados de forma coletiva  que todo aluno aprende.

Cabe a nós  flexionarmos e adaptarmos o currículo ao  ritmos e ao tempos específicos para a viabilização dos processo de aprendizagem.

Ao olharmos os alunos como sujeito de direitos o educador deve refletir sobre a questão ética e a necessidades  redefinir ações  comprometidas com os saberes, culturas e diversidade de identidade de nossos educandos.

Cabe aos professores fomentar ações que resgatem o interesse dos estudantes no dia a dia do trabalho em sala de aula visando o sucesso  dos estudantes.