O trabalho Pedagógico dentro de uma perspectiva democrática
requer participação e liderança do gestor pedagógico nas ações, atividades e
projetos que a escola propõe e que é respaldada em lei.
O trabalho
coletivo da escola deve está sinalizado em seu PPP e deve ter as metas das ações
pensadas com envolvimento de toda a comunidade.
O
agendamento de reuniões para o desenvolvimento das ações e projetos, sua
sistematização e divulgação devem ser coordenadas pela equipe pedagógica com a
participação dos grupos de trabalhos, na busca de soluções e fazeres dentro e
fora da escola para alcançarem as suas metas.
As
soluções conjuntas para alcançarmos as metas como as de decisões tomadas devem
estar pautadas nas leis que regem o educação que é um direito público .
O
coordenador deve ser a ponte destas ações que buscam a qualidade da educação,
fomentando,contribuindo e dialogando nos espaços da escola com todos os
envolvidos neste processo de construção de uma escola mais
plural,participativa,humana,transbordante de vida.
O caminhar
da escola é de luta diária para a participação, compromisso e envolvimento. Um
lugar de vida, de sabor, de múltiplos saberes decorrentes de experiências que
devem ser compartilhadas e que misturam vivências que podem
ensinar e permear teorias para novas indagações da escola de hoje.
Entrelaçando erros e acertos no seu processo de fazermos que
todos tenham voz e vez. A escola caminha, nem sempre é fácil e nem
sempre se consegue resultados
satisfatórios. Porém devemos continuar acreditando que é espaço de
luta, de acesso e de direito de nossa sociedade que é capaz
transformar , reinventar, de mover-se para superar e
encontrar caminhos juntos.
A sua
escola trabalha nesta linha de participação? Como acontece o trabalho com a
comunidade de sua escola?
Maria Fátima Martins D'Aqui
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