sexta-feira, 8 de junho de 2012

“O trabalho da coordenação pedagógica numa perspectiva democrática e como garantia do direito à educação”.


O trabalho Pedagógico dentro de uma perspectiva democrática requer participação e liderança do gestor pedagógico nas ações, atividades e projetos que a escola propõe e que é respaldada em lei.
O trabalho coletivo da escola deve está sinalizado em seu PPP e deve ter as metas das ações pensadas com envolvimento de toda a comunidade.
O agendamento de reuniões para o desenvolvimento das ações e projetos, sua sistematização e divulgação devem ser coordenadas pela equipe pedagógica com a participação dos grupos de trabalhos, na busca de soluções e fazeres dentro e fora da escola para alcançarem as suas metas.
As soluções conjuntas para alcançarmos as metas como as de decisões tomadas devem estar pautadas nas leis que regem o educação que é um direito público .
O coordenador deve ser a ponte destas ações que buscam a qualidade da educação, fomentando,contribuindo e dialogando nos espaços da escola com todos os envolvidos neste processo de construção de uma escola mais plural,participativa,humana,transbordante de vida.
O caminhar da escola é de luta diária para a participação, compromisso e envolvimento. Um lugar de vida, de sabor, de múltiplos saberes decorrentes de experiências que devem ser compartilhadas e que misturam vivências que podem ensinar e permear teorias para novas indagações da escola de hoje.
Entrelaçando erros e acertos no seu processo de fazermos que todos tenham voz e vez. A escola caminha, nem sempre é fácil e nem sempre se consegue resultados satisfatórios. Porém devemos continuar acreditando que é espaço de luta, de acesso e de direito de nossa sociedade que é capaz transformar , reinventar, de mover-se para superar e encontrar caminhos juntos.
A sua escola trabalha nesta linha de participação? Como acontece o trabalho com a comunidade de sua escola?

Maria Fátima Martins D'Aqui

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