O grupo de professores do EJA diurno
implementado este ano em nossa UE reuniu-se para a leitura e discussão
sobre o tema : Currículo Educando os Educadores
(MEC). Após a leitura foi entregue ao grupo algumas perguntas para o inicio das
discussões em grupo sobre o tema.
O foco do currículo é a
aprendizagem.Para que ela aconteça devemos fazer diagnóstico e partir do que o
aluno traz.
O trabalho tem esta meta de
buscar a auto estima do aluno que vem apresentando dificuldades de caminhar
e que há vários anos vem sofrendo com a falta de estímulo e não
encontrando o ponto de partida para
deslanchar e superar barreiras relativas as suas necessidades e
conhecimento.
Em conjunto decidimos
elencar conteúdos de interesse e alguns temas propostos pelos alunos.
Dar suportes que façam pontes com o que ele
sabe, trabalhando em português: o jornal,
poesia, livros de literatura com a sala
de leitura para desenvolver a oralidade e a escrita. A matemática com
apostila específica de problematização.O inglês através da música e a com os equipamentos digitais. Incentivar e dar
suporte em aulas passeios em geografia.Trabalhar
na disciplina história focando a região onde eles moram. Utilizar mais a sala informática para pesquisa e atividades diferenciadas de interesse dos
alunos para pesquisa.
A cada dia buscar atividades
planejadas com os nossos alunos e focadas no compromisso de resgatar o elo afetivo
e o compromisso com a escola para superar barreiras visando o conhecimento.
Temos a certeza que é
através de ações conjuntas pensadas e discutidas no grupo de profissionais do
conhecimento e dos processos de aprendizagem elaborados de forma coletiva que todo aluno aprende.
Cabe a nós flexionarmos e adaptarmos o currículo ao ritmos e ao tempos específicos para a
viabilização dos processo de aprendizagem.
Ao olharmos os alunos como
sujeito de direitos o educador deve refletir sobre a questão ética e a
necessidades redefinir ações comprometidas com os saberes, culturas e diversidade
de identidade de nossos educandos.
Cabe aos professores fomentar
ações que resgatem o interesse dos estudantes no dia a dia do trabalho em sala
de aula visando o sucesso dos
estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário