quarta-feira, 15 de agosto de 2012

EJA diurno implementado em nossa UE - Leitura e discussão sobre o tema Currículo


O grupo  de professores do EJA diurno implementado  este ano em  nossa UE reuniu-se para a leitura e discussão sobre  o tema : Currículo Educando os Educadores (MEC). Após a leitura foi entregue ao grupo algumas perguntas para o inicio das discussões em grupo sobre o tema.

O foco do currículo é a aprendizagem.Para que ela aconteça devemos fazer diagnóstico e partir do que o aluno traz.

O trabalho tem esta meta de buscar a auto estima do aluno que vem apresentando dificuldades  de caminhar  e que há vários anos vem sofrendo com a falta de estímulo e não encontrando  o ponto de partida para deslanchar e superar barreiras relativas as suas necessidades  e  conhecimento.

Em conjunto decidimos elencar conteúdos de interesse e alguns temas propostos pelos alunos.

 Dar suportes que façam pontes com o que ele sabe,  trabalhando em português: o jornal, poesia, livros de literatura  com a sala de leitura para  desenvolver  a oralidade e a escrita. A matemática com apostila específica de problematização.O inglês através da música e a com os  equipamentos digitais. Incentivar e dar suporte em  aulas passeios em geografia.Trabalhar na disciplina história focando a região onde eles moram. Utilizar mais a  sala informática para  pesquisa e  atividades diferenciadas de interesse dos alunos para  pesquisa.

A cada dia buscar atividades planejadas com os nossos alunos e focadas no compromisso de resgatar o elo afetivo  e o compromisso com a escola para  superar barreiras visando o  conhecimento.

Temos a certeza que é através de ações conjuntas pensadas e discutidas no grupo de profissionais do conhecimento e dos processos de aprendizagem elaborados de forma coletiva  que todo aluno aprende.

Cabe a nós  flexionarmos e adaptarmos o currículo ao  ritmos e ao tempos específicos para a viabilização dos processo de aprendizagem.

Ao olharmos os alunos como sujeito de direitos o educador deve refletir sobre a questão ética e a necessidades  redefinir ações  comprometidas com os saberes, culturas e diversidade de identidade de nossos educandos.

Cabe aos professores fomentar ações que resgatem o interesse dos estudantes no dia a dia do trabalho em sala de aula visando o sucesso  dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário