Projeto
Lixo Extraordinário - RIO +20
Projeto idealizado pela
professora Vera Cruz (ciências) em
parceria com a orientação pedagógica.
Introdução
A
nossa cidade Duque de Caxias vem sofrendo a vários anos com o problema do
lixo.Temos vários entraves inclusive com a colocação do lixo de cidades
próximas em nosso aterro sanitário, que não suporta mais tamanho descaso.
Achar
soluções viáveis começa com mudança de mentalidades e hábitos no dia a dia refletindo e exercendo a cidadania com seus
direitos e deveres.
Pensar,
buscar metas e vislumbrar ações tendo como meta os três R's(RECICLAR, REAPROVEITAR
E REDUZIR) para transformar nossa comunidade em agentes educadores,
transformadores e capazes de melhorar a vida humana, através de princípios éticos e no compromisso
ecológico com o nosso planeta.
Objetivo
geral
Desenvolver um trabalho
reflexivo sobre o problema do lixo em Caxias através da do filme e da arte
fotográfica in loco na comunidade do entorno .
Colaborar realizando
ações que minimize o problema do lixo utilizando a reciclagem na escola e na
comunidade como agente transformadores da realidade.
Desenvolvimento
A
partir do documentário Lixo
Extraordinário de autoria de Vick Muniz os alunos deverão voltar seu olhar
para as questões da produção, transporte e descarte do lixo no Município de
Duque de Caxias. Eles deverão após
observar, fotografar utilizando o critérios de exclusividade, criatividade e mensagem do lixo
incluindo elementos vivos.
Expor
fotos em medida 20x25 cm que expressem sua indignação e posição diante da
questão.
Refletir
e entendendo o porque reduzir, reaproveitar e reciclar.
Promover
campanha que conscientize através de
concurso de fotos os companheiros na unidade escolar para o consumo e descarte
do lixo;
Conhecer
políticas públicas de gestão de lixo em países ricos e pobres, pensando
soluções sustentáveis para o nosso município através de pesquisas na sala de
informática.
Avaliação
No decorrer do processo
os alunos serão avaliados através de relatórios, pesquisas, exposições e
concurso de fotos e realização de debates.
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