sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Projeto Lixo Extraordinário - RIO +20


Projeto Lixo Extraordinário - RIO +20

Projeto idealizado pela professora  Vera Cruz (ciências) em parceria com a orientação pedagógica.



Introdução

A nossa cidade Duque de Caxias vem sofrendo a vários anos com o problema do lixo.Temos vários entraves inclusive com a colocação do lixo de cidades próximas em nosso aterro sanitário, que não suporta mais tamanho descaso.

Achar soluções viáveis começa com  mudança  de  mentalidades e hábitos no dia a dia  refletindo e exercendo a cidadania com seus direitos e deveres.

Pensar, buscar metas e vislumbrar ações tendo como meta os três R's(RECICLAR, REAPROVEITAR E REDUZIR) para  transformar  nossa comunidade em agentes educadores, transformadores e capazes de melhorar a vida humana,  através de princípios éticos e no compromisso ecológico com o nosso planeta.



Objetivo geral

Desenvolver um trabalho reflexivo sobre o problema do lixo em Caxias através da do filme e da arte fotográfica in loco na comunidade do entorno .

Colaborar realizando ações que minimize o problema do lixo utilizando a reciclagem na escola e na comunidade como agente transformadores da realidade.



Desenvolvimento

A partir do documentário Lixo Extraordinário de autoria de Vick Muniz os alunos deverão voltar seu olhar para as questões da produção, transporte e descarte do lixo no Município de Duque de Caxias. Eles  deverão após observar, fotografar utilizando o  critérios de  exclusividade, criatividade e mensagem do lixo incluindo elementos vivos.

Expor fotos em medida 20x25 cm que expressem sua indignação e posição diante da questão.

Refletir e entendendo o porque reduzir, reaproveitar e reciclar.

Promover  campanha que conscientize através de concurso de fotos os companheiros na unidade escolar para o consumo e descarte do lixo;

Conhecer políticas públicas de gestão de lixo em países ricos e pobres, pensando soluções sustentáveis para o nosso município através de pesquisas na sala de informática.



Avaliação



No decorrer do processo os alunos serão avaliados através de relatórios, pesquisas, exposições e concurso de fotos e realização de debates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário