E.M Expedicionário Aquino de Araújo
Elaborado por Maria Fátima Martins D’Aqui
Introdução
Habitualmente na escola realizarmos no final de cada bimestre a
avaliação dos trabalhos realizados pelos professores e alunos.Em umas destas
avaliações foi sugerido pelo grupo que trouxesse
para discussão alguns filmes
para os alunos.
A professora Vânia da
disciplina de português trouxe para os
alunos o filme “Ela Dança Eu Danço” para fazer o trabalho a
respeito da questão da violência , falar sobre o respeito ao patrimônio publico ,e a boa convivência na
suas turmas .
No transcorrer dos debates
surgiu através dos alunos sugestões quanto a ampliação do trabalho através da
apresentação de dança. A professora abraçou a ideia e com orientadora pedagógica
e as turmas elaborou e incrementou a proposta com regulamento e ações pensadas
em conjunto com as turmas envolvendo toda a escola.
Justificativa
Na perspectiva de
mostrar e desenvolver os inúmeros talentos de nosso estudantes e dar
autonomia, valorizar o trabalho dos alunos e buscar a participação mais efetiva de todos surgiu a
ideia deste importante projeto em nossa escola. Ele abriu portas para
o conhecimento, a sensibilidade através da arte da dança e da música e
do trabalho coreográfico efetivado
nas apresentações realizadas pela turmas.
Objetivo
Geral
Desenvolver o espírito
critico, dar autonomia e conhecimento
através da arte da dança e da música abrindo horizontes de descobertas para o
sucesso do aluno.
Objetivo
específicos
Trabalhar as linguagens através
do filme,dança e música
Aumentar o interesse e a
participação dos alunos no comprometimento com a escola.
Identificar talentos
Metodologia
Através do filme realizar o
debate com os professores e alunos abrindo discussões e reflexões sobre a realidade
dos alunos e da escola, quanto a questão da violência. Com perspectiva de mudar e transformar elaborando
com todos os grupos ações para melhorar a convivência e as relações no âmbito
escolar.
“Toda segunda chance tem o seu primeiro
passo”(Filme Ela Dança Eu Danço)
Elaboração dos grupos de
dança por turma .Escolha dos ritmos e coreografias pelos próprios alunos.
Elaboração dos horários de
ensaio nas aulas de educação física e/ou contra turno.
A turma terá um responsável representante
de professor e outro de aluno que realizará a organização dos ensaios, gravação
das músicas e elaboração dos cartazes para o dia da apresentação focando o
histórico da dança e ritmo apresentado.
A culminância do trabalho
será no final do 1º bimestre com o convite extensivo as famílias e a toda
comunidade do entorno.
Avaliação
O trabalho será avaliado por todas as turmas da escola ,os
professores,os funcionário e equipe no COC.
“A dança é a linguagem escondida da alma”(MARTA GRAHAN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário