sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Projeto Ela dança eu Danço


E.M Expedicionário Aquino de Araújo

Elaborado por Maria Fátima Martins D’Aqui

Introdução

Habitualmente na  escola realizarmos no final de cada bimestre a avaliação dos trabalhos realizados pelos professores e alunos.Em umas destas avaliações foi sugerido pelo grupo  que trouxesse  para discussão alguns  filmes  para os alunos.

A professora Vânia da disciplina de português  trouxe para os alunos o filme “Ela Dança Eu Danço” para fazer o trabalho a respeito da questão da violência , falar sobre o  respeito ao  patrimônio publico ,e a boa convivência na suas  turmas .

No transcorrer dos debates surgiu através dos alunos sugestões quanto a ampliação do trabalho através da apresentação de dança. A professora abraçou a ideia e com orientadora pedagógica e as turmas elaborou e incrementou a proposta com regulamento e ações pensadas em conjunto com as turmas envolvendo toda a escola.

Justificativa

Na perspectiva de mostrar  e desenvolver  os inúmeros talentos de nosso estudantes  e  dar autonomia, valorizar o trabalho dos alunos  e buscar  a  participação mais efetiva de todos surgiu a ideia deste importante projeto em nossa escola. Ele abriu  portas para  o conhecimento, a  sensibilidade  através da arte da dança e da música e do  trabalho coreográfico  efetivado  nas apresentações realizadas pela turmas.

Objetivo Geral

Desenvolver o espírito critico, dar autonomia e  conhecimento através da arte da dança e da música abrindo horizontes de descobertas para o sucesso do aluno.

Objetivo específicos

Trabalhar as linguagens através do filme,dança e música

Aumentar o interesse e a participação dos alunos no comprometimento com a escola.

Identificar talentos



Metodologia

Através do filme realizar o debate com os professores e alunos abrindo discussões  e reflexões sobre a   realidade dos alunos  e da escola,  quanto a questão da violência. Com  perspectiva de mudar e transformar elaborando com todos os grupos ações para melhorar a convivência e as relações no âmbito escolar.



“Toda segunda chance tem o seu primeiro passo”(Filme Ela Dança Eu Danço)



Elaboração dos grupos de dança por turma .Escolha dos ritmos e coreografias pelos próprios alunos.

Elaboração dos horários de ensaio nas aulas de educação física e/ou contra turno.

A turma terá um responsável representante de professor e outro de aluno que realizará a organização dos ensaios, gravação das músicas e elaboração dos cartazes para o dia da apresentação focando o histórico da dança e ritmo apresentado.

A culminância do trabalho será no final do 1º bimestre com o convite extensivo as famílias e a toda comunidade do entorno.



Avaliação

O trabalho será  avaliado por todas as turmas da escola ,os professores,os funcionário e equipe no COC.



“A dança é a linguagem escondida  da alma”(MARTA GRAHAN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário