sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Projeto Disciplinar para uma boa convivência no âmbito Escolar


E.M. Expedicionário Aquino de Araújo

Projeto Disciplinar para uma boa convivência no âmbito Escolar

Elaborado por Maria Fátima Martins D’Aqui  - OP



Introdução

Nossa escola ao repensar ações para o seu Projeto Político Pedagógico percebeu a necessidade da elaboração de um regimento interno quanto a questão da indisciplina e ao combate a violência na âmbito escolar que vem crescendo a cada dia. Sentimos a falta de subsídios para o registros que possam garantir respaldo no tratamento e encaminhamento  para os assuntos que tanto afligem o  nosso trabalho. Para tal processo precisamos de normas de conduta  universalizadas e pensada por todos os pares da escola .



Justificativa



Nos Grupos de Estudos, no COC e no dia a dia da escola  há reclamações constantes dos professores quanto  a indisciplina dos alunos. A dificuldade da coordenação de turno  quanto aos volumes dos    registros  e  das  ocorrências  e  encaminhamento para a ciência do aluno e  dos pais e/ou responsáveis para  acompanhamento dos professores e orientadores, no  processo de chamada para  a conversar  professor, aluno e família.  Surgiu como primeiro passo a necessidade de se fazer um grupo de trabalho para elaboração das normas de conduta em ,pastas para registros da ocorrências tendo a  assinatura dos alunos e pais. Também o  registro das  graduações de penalidades pela gravidade de cada situação quanto a indisciplina.

 Este grupo de trabalho elencou  professores coordenados com a liderança das professoras  Vânia (português) e professora  Sônia (inglês) que elaboram todo o processo para o andamento dos registros quanto a indiscipline. Estes registros propostos foram passados a todos os professores da escola via email para as considerações e acertos.



Objetivo Geral

Desenvolver,  estudar e elaborar  os registros para as normas disciplinares para a melhor convivência e mediar os conflitos no âmbito escolar.



Objetivo específicos



Criar registros e regras de convivências disciplinares para o convívio na escola

Estudo quanto a gravidade e penalidades das situação problema de maior incidência existente na escola.

Implantar as pastas com fichas individuais por turma.

Estudar e iniciar com os alunos a trabalho com a mediação de conflitos com os representantes de turma e professores representantes.



Metodologia



As professoras Vânia e Sônia junto aos professores irão elaborar os modelos de fichas individuais para as pastas e o modelo dos registros com as penalidades de acordo com a gravidade dos problemas .

Cada turma tomará ciências das pastas e das regras elaboradas em conjunto com os professores e alunos representantes e representação do conselho escolar.

As pastas plásticas  irão ficar na coordenação de turno e deverão ser solicitadas caso haja alguma ocorrência.

As ocorrências deverão ser registradas pelo professor e assinadas pelo aluno,  professor e responsável quando solicitado.

O professor deverá realizar a mediação do conflito com o aluno ou alunos. Caso haja necessidade  de solicitar a presença do OP ,OE e coordenação de turno a parceria deverá ser realizada dando o respaldo e as orientações e encaminhamentos necessário para a mediação .

Devido a  gravidade do caso e/ ou a cada três ocorrências  o responsável deverá ser chamado pela coordenação.Esta chamada deverá ser sinalizada na pasta e assinada pelo responsável.

A coordenação pedagógica fará a parceria  com a UERJ(Instituto de Psicologia ) para o estudo de casos na  mediação de conflitos e as orientações básica para professores e alunos representantes.

Cada aluno no primeiro  dia  de aula e  na  reunião com o responsável deverá receber por escrito as regras de convivência elaborada por todo os pares da escola.



Avaliação



Este projeto será  avaliado a cada bimestre no COC por todos os presentes.



Em anexo todos os modelos  elaborados para os registros.

3 comentários:

  1. GOSTEI DESSE PROJETO E VOU USÁ-LO COMO MODELO P IMPLANTAR O NOSSO AQUI NA ESCOLA, PORÉM NÃO CONSIGO VISUALIZAR OS ANEXOS COM OS MODELOS DE REGISTRO, POR FAVOR PODERIA ME PASSAR?
    mEU EMAIL É SASSAJOINVILLE@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  2. Olá Fátima!
    Não consigo achar seu email. Estou elaborando um projeto disciplinar na nossa escola (aqui em Balneário de Piçarras SC) e gostaria de trocar algumas idéias com você, vi que os anexos também não dá para acessar, vc poderia me passar.
    Att.,

    Maria Salete

    ResponderExcluir