domingo, 20 de maio de 2012

Escola e Comunidade Escolar


O resultado no aprendizado de nossos alunos tem nos deixado muito preocupados. As faltas, atrasos constantes, o desinteresse nas atividades propostas em sala de aula, inclusive em educação física que há algum tempo era o “frisson” da garotada, têm nos deixados perplexos. Há pouca participação dos pais e responsáveis no acompanhamento escolar dos filhos. Nosso quadro de levantamento final de resultados (2011) foi dramático. A reprovação foi muito alta e vem crescendo a cada ano em média 30%. Há reclamação constante dos professores para equipe pedagógica, no COC e nos Grupos de Estudos. Utilizamos várias estratégias sem muito sucesso. Achamos primordial a participação dos pais e responsáveis no controle e orientações de seus filhos, quanto aos horários escolares, o horário de estudo em casa, a organização e zelo pelo material escolar. Também são importantes a participação dos pais nas reuniões, nas convocações para conversas e nas orientações individuais com nossa equipe pedagógica. Pois, é evidente que os alunos estão sem base de orientação e acompanhamento familiar como suporte para o seu sucesso na vida escolar. A educação e orientação dos pais e responsáveis para um bom desenvovimento do trabalho faz parte de nossas atividades bimestrais, como por exemplo o projeto “A família na Escola”.
Formulei este questionário para que possamos refletir sobre a aprendizagem e participação familiar. Participem.
  • Como gerar  autonomia na aprendizagem  e no  conhecimento sem o   acompanhamento e orientações dos professores e apoio familiar ?
  • Há relação entre o sucesso de aprendizagem e o apoio familiar à escola?
  • A participação dos pais no aprendizado  junto aos filhos gera maior segurança e motivação aos alunos, ocasionando melhores resultados?
  • O que a escola deve oferecer para  maiores momentos de participação dos pais e ou responsáveis no dia a dia da escola?
  • A relação professor/aluno/comunidade com atividades de interesse traz melhores resultados na aprendizagem?
  •  De que forma a escola pode organizar-se para melhorar os seus resultados no trabalho junto aos alunos e pais?
  • De que forma a participação do Conselho Escolar  poderá ajudar na busca de melhor  entrosamento das parcerias e  no sucesso no desempenho  dos alunos?
  • O que pensam os professores e os pais e responsáveis sobre este assunto?
  •  Como trabalhar o currículo para que haja maior integração de todos na escola pais, alunos e professores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário