quarta-feira, 30 de maio de 2012

PROJETO MEMÓRIA LOCAL NA ESCOLA


A Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo irá participar de um projeto em parceria com a SME e o Museu da Pessoa. O projeto entitulado Memória Local na Escola tem como objetivo conhecer e  refletir sobre os conceitos de história e memória e de  conhecer a história das pessoas e da comunidade escolar contada por elas mesmas.Também refletir e integrar diferentes experiências e propor um espaço de momento de troca das práticas, ambiente de estudos e  de discussão através de leituras e vivências na escola.
A proposta começa com indagações aos alunos do que motivou a escolha do seu nome, em conversa com seus familiares. Este trabalho é um exercício de escuta e respeito pela história de cada um. Toda história é repleta de sentido e conta um pouco sobre a pessoa, a família em seu contexto histórico. Após esta escuta apresentamos como eixo impulsionador de descobertas, imaginação e de  memória  a leitura do livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes - Editora Brinque-Book, escrito por Mem Fox e  ilustrado por Julie Vivas.
Outra proposta é a roda da história dos objetos. Cada um vai contar a história dos objetos trazidos para sala de aula que foram significativos na sua infância. Após  o relato oral, incentivar o debate com participação de  suas impressões sobre a histórias contadas. Perceber que os objetos têm histórias e significados de caráter pessoal e ler o texto de apoio “Objetos biográficos de status” para auxiliar nas discussões.
Outra proposta seria a do desenho do objeto colocando os objetos a aproximadamente 50cm e desenhando o objeto. O importante é desenvolver o olhar e o desenho.
Confeccionar e trabalhar a questão do baú de memórias das histórias e dos objetos  que devem ser guardados. O objeto concretiza as histórias vividas.
As turmas indicadas para o trabalho escolar deverão agendar uma reunião de pais/responsáveis para apresentação do Projeto e as devidas autorizações de práxis quanto a participação.
Acontecerá também para os professores o Clube de Leitura onde começaremos com a leitura do livro : Por parte de pai de Bartolomeu Campos Queirós.Vamos trabalhar as questões das memórias do autor e do seu estilo de escrita. Uma auto  biografia carregada de subjetividade diferenciada da que costumamos encontrar.
Amanhã a equipe do Museu da Pessoa as formadoras Cintia Manzano e Fernanda Peregrina irão visitar a nossa escola para conhecer os espaços e as turmas que irão desenvolver o projeto.
Acredito que o projeto venha contribuir na formação social de nossos alunos, na valorização da cultura, do conhecimento e na auto estima dos participantes e também, contribuir e fortalecer o trabalho que a escola desenvolve visando a qualidade do ensino e uma aprendizagem significativa.


                                                                              “Tu me dizes, eu esqueço.
                                                                     Tu me ensinas, eu lembro.
                                                                                       Tu me envolves eu aprendo.”
                                                                                                  Benjamim Franklin


Nenhum comentário:

Postar um comentário