domingo, 13 de maio de 2012

Semana Saúde na Escola


Alunos da Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo participaram nesta terça-feira, dia 08 de maio, do programa Semana de Saúde na Escola, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias (SME), por meio do Departamento de Programas e Projetos Educacionais. O evento contou com a presença de cerca de 90 estudantes do 8º e 9ª AE, professores equipe pedagógica e funcinários sendo realizado no auditório da escola.
Os estudantes assistiram à exibição da peça teatral “Drogas: Paraíso da Ilusão”, encenada pelo ator e diretor Paulo Lopes, do Grupo de Teatro Resgarte. Um alerta sobre as drogas, a trama revela um personagem cheio de frustrações e que, movido pela curiosidade, acaba se envolvendo com o mundo das drogas. Estimulado pelo poder e o prazer, o personagem vai trilhando cada vez mais profundamente este caminho, que o leva a uma prisão sem correntes e grades, tendo um final surpreendente.
O ator e diretor Paulo Lopes em apresentação contra as drogas.
Com uma linguagem moderna faz a comunicação através de pantomimas,  músicas e muito entrosamento com a platéia que interage , sensibiliza-se, prende  a atenção e, provoca reflexão na consciência. A trama faz uma leitura abrangente sobre o consumo de drogas, um problema que cresce aceleradamente em nossa sociedade. Ao final da apresentação, todos participam de um debate, possibilitando que os alunos expusessem suas opiniões e dúvidas e obtenham informações sobre com ajudar as pessoas que precisam de atendimento especializado .
A cada ano surgem novas drogas e, mais e mais adolescentes e crianças estão sendo atraídos por essa realidade. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 180 milhões de usuários de drogas estão espalhados pelo mundo. Essas pessoas consomem tanto as drogas consideradas lícitas como as ilícitas  (fora da lei). E o Brasil figura entre os países com o maior número de consumidores de psicotrópicos do mundo.
O projeto tem como objetivo alertar, prevenir, orientar e conscientizar toda a população sobre os riscos do consumo de álcool e outras drogas. É uma ação que deve ser desenvolvida em conjunto, na qual governo, sociedade civil e escolas estejam unidos com o objetivo de adicionar esforços na promoção do conhecimento e da informação viabilizando um futuro melhor para as nossas crianças e  jovens.


texto adaptado de : http://goo.gl/UD2Yh

Nenhum comentário:

Postar um comentário