domingo, 6 de maio de 2012

Roteiro dos movimentos socioculturais e artísticos da escola.


A Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo, município de Duque de Caxias/RJ,  procura estar  entrosada com a comunidade  fomentando ações e buscando soluções importantes para o desenvolvimento de seus projetos com a participação de todos os seus pares.
Um dos projetos que muito nos orgulha é o pré vestibular em parceria com a Igreja Santo Antônio de Duque de Caxias.  São duas turmas com disponibilidade  de alunos com diferentes faixas etárias e  dificuldades socioeconômicas que vem estudar gratuitamente,  visando oportunidade de  passar no vestibular e ter base para  cursar  uma  boa  faculdade.
Oferecemos também o curso de eletricista e instalador  predial  aos alunos da escola do 9ªAE e EJA e aberto a toda  comunidade do entorno,  em sala ambiente e equipada pela escola. Este projeto é em parceria com a SME/Duque de Caxias proporcionando à comunidade conhecimento,oportunidade no campo do trabalho e empreendedorismo.
A  Associação de Ex- Alunos  tem seu  estatuto próprio  e está  antenada com propostas e engajamentos nas atividade da escolares como  festa, sarau de poesia, almoço dançante para o encontro dos alunos,  ex- alunos  e equipe da escola.  A história  da escola  e a história  de cada um se entrelaçam e fortalecem parcerias e vínculos com intuito de eternizar momentos importantes e afetivos dos membros da comunidade.
A UERJ/Duque de Caxias realiza projetos de pesquisa na escola em  parceria com a equipe de professores do EJA noturno colaborando e fortalecendo o trabalho. A  Universidade também colabora com o projeto  de comunicação  da Rádio Escolar (pedido de nova parceria) .
O planejamento a cada início de ano pauta visitas pedagógicas multidisciplinares com a participação das áreas de  Ciências, Geografia, História, Arte e Educação Física no acompanhamento das turmas ao Parque de Itatiaia, Parque da Taquara, aos monumentos Históricos do município; visitas ao cinema, teatro e museus. Participa dos jogos Estudantis com idas a Vila Olímpica de Duque de Caxias; visita a Universidade da Baixada (UERJ)  para  Semana da Ciências.  
A Sala de Leitura vem colaborando com os estudantes na promoção do Teatro Escolar.  A peça  escolhida que  está sendo estudada pelo  grupo do teatro é “Que adolescente somos nós?” que será apresentada em breve à  toda a comunidade no auditório da escola.
Também possuímos uma Banda Escolar  de fanfarra que ensaia todas 3ªfeiras e 5 ªfeiras  às 12 horas na quadra da escola.  Esta se apresenta  nas solenidades cívicas do Município de Duque de Caxias,  em  festas na escola  e em outros Municípios.
O jornal NOTICIAQUINO é elaborado com alunos  do Projeto Mais Escola que atende  a 150 crianças que precisam de reforço ou que  os pais solicitaram maior tempo na escola, por motivos sócio econômicos e/ou estruturais familiares .
Este ano em nosso Projeto Político Pedagógico incluímos a criação da  1ª BIENAL ESCOLAR  com edições de livros elaborados pelos  jovens  com manhã , tarde e noite de autógrafos aberta a comunidade. A 2ª edição do projeto ELA DANÇA EU DANÇO  aberto a participação da comunidade com dança de rua. A nossa festa Junina terá como tema os 100 anos de Luiz Gonzaga.
As políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da  comunidade se fazem  necessárias em todas as Escolas. Acreditamos em uma escola viva e “damos vivas” as parcerias e ações socioculturais e artísticas que proporcionam o desenvolvimento visando o sucesso da comunidade escolar.

Maria Fátima Martins D'Aqui - Orientadora Pedagógica da Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário