sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sugestão de Filme para debate entre professores

Esta semana recebi da colega de português da escola o filme francês (Entre les murs) “Entre os Muros da Escola”.  O personagem principal do filme é um professor do ensino fundamental  que tem vários embates com a sua  turma de 7ªsérie:  o  desinteresse, as diferenças sociais, as diversidades culturais, a falta de respeito nos relacionamentos, o desinteresse sobre o que o professor propõe são dificuldades encontradas para a realização do trabalho escolar.
Ao terminar de assistí-lo veio logo em minha mente a necessidade de fazer alguma atividade com os professores no próximo encontro do grupo de estudos  (G.E.). Minha proposta é  após assistirmos  ao filme juntos,  realizarmos  um  debate para  pensar nas nossas ações de sala de aula e rever nosso currículo para visar o interesse dos  alunos .
Acredito que hoje a escola deve estar antenada com propostas mais reais, a aprendizagem é interdisciplinar, multidiscilplinar e/ ou transdisciplinar e voltada para os interesses comuns. As descobertas e  assuntos propostos deverão ser individuais ou coletivos.
Investir na autonomia  da aprendizagem é oferecer ao aluno condições de pesquisas, investigações das  suas  necessidades e do grupo que pretence (sala de aula /comunidade). Partir sempre do que ele já sabe para motivar as novas descobertas.
Outra questão é a relação professor/ aluno,  aluno/professor e aluno /aluno.  O jovem precisa de limites. Porém, a construção das regras da convivência escolar deve se coletiva e respeitada por TODOS sem distinção.
Espero que nosso G.E  seja proveitoso como fonte inspiradora de estudos na  busca inesgotável de melhor atender  aos alunos. Além disso, faço o convite para você leitor do blog participar dos comentários abaixo para ampliarmos nossa discussão sobre aprendizagem e relacionamento na sala de aula.  

Segue abaixo a Entrevista com diretor Laurent Cantet fala ao G1 sobre o filme : http://goo.gl/3wsqt

Nenhum comentário:

Postar um comentário